Eu, Andrelino Machado conversei a Consultora de Pessoas e Coaching Clarinda Macedo, sobre como se comportar em entrevistas e dinâmicas de seleção para emprego:
AM: Não há um manual de como se sair bem em entrevistas ou dinâmicas de seleção, mas o que dizer e como se comportar durante esses dois eventos?
CM: Ainda bem que não existe este manual, (pelo menos ninguém teve esta idéia ainda). Já pensou; o feliz do candidato além de se preocupar com seu estado físico – emocional e mental (o que acho razoável), ainda teria que gastar sua energia tentando decorar o que diz o bendito manual. Isso sim seria um fracasso total.
Não existe regra para uma situação ainda não vivenciada, é preciso esperar a pergunta para se ter à resposta. Escrever sobre qual o comportamento adequado seria começar a fazer o tal manual. Toda situação de teste ou entrevista gera no sujeito uma certa ansiedade, ansiedade esta que tem sua origem na expectativa de acerto. Aqui vale a pena lembrar que, o que está em jogo é a profissão do sujeito, o que é parte da sua vida, e não a sua vida toda. O candidato não pode esquecer que do mesmo jeito que a empresa está avaliando o seu perfil profissional para uma possível contratação ele também está avaliando a empresa para um possível fechamento de um contrato de trabalho. (Não jogue sempre com todas as fichas).
Assim arrisco em dizer que o comportamento mais adequado em eventos como este é sempre o caminho da naturalidade e da espontaneidade, para que ele possa ser assertivo e seguro em suas respostas, sejam elas verbais ou não.
AM: Existe o que não pode ser dito ou ainda algum comportamento que deve ser evitado durante uma entrevista ou dinâmica?
CM: Sempre começo minhas entrevistas ou dinâmicas com a seguinte frase: “Tudo que você disser poderá ser usado a favor de você no tribunal, e não contra.” É preciso entender que a situação de teste/avaliação profissional não se trata de uma “pegadinha”, mas ainda que fosse, se o candidato estiver centrado estará preparado para a situação que vier. (centrado = corpo e cabeça no mesmo lugar , simples assim). Desta forma, evite então a dispersão, para que você possa ouvir entender, perceber e responder com assertividade o que lhe for solicitado.
AM: Existem palavras ou gestos que agradam os profissionais de seleção?
CM: Ainda que o objetivo fosse agradá-los, eu convidá-los-ia a focar no que os desagrada.
Candidato “Sabe tudo”, esse sempre esconde um “sei nada de nada”.
Candidato “Auto analista”, esse além de gastar sua energia com o que não é sua prioridade, ele tenta conduzir o processo.
Candidato “Esse emprego tá no papo”, esse não se envolve com o processo, pois acredita que tudo não passa de mero formalismo, já é o escolhido.
Candidato “O que mesmo você quer saber?”, esse procura dizer o que o entrevistador quer ouvir e não o que realmente pensa.
Candidato “cheio de nada”, esse expressa com eloqüência, mas ao final não se sabe o que ele quer dizer.
AM: No geral quais as características inter-pessoais as empresas buscam em um profissional e como isso é identificado durante o processo de seleção?
CM: No geral essas características variam conforme o perfil de cada empresa e de cada cargo. Mas o que entendemos como comum a quase todo perfil, é o que chamamos de Habilidades Relacionais. Estamos falando aqui de:
Abertura para diálogo
Capacidade de receber e dar feedback
Comunicação interpessoal
Inteligência emocional
Capacidade de trabalhar em equipe
AM: Finalmente, quais as dicas ou sugestões que você daria para alguém que vai participar de uma entrevista e ou dinâmica de seleção para concorrer a uma vaga de emprego?
CM: Comecemos o Manual:
Seja natural e espontâneo;
Procure saber sobre a empresa que você esta concorrendo à vaga;
Não invente o que falar, pois não terá legitimidade para demonstrar;
Deixe a análise para o profissional que lhe atende. Você é o candidato e não o psicólogo;
Evite dispersar sua atenção;
Cuide de sua aparência para uma entrevista, mas sem desconectar com sua essência;
Canalize sua energia para fazer o seu melhor durante o processo, pois se for aprovado, terá dois motivos para festejar. Essa é a grande dica.
REVISÃO: FÁTIMA AMARAL DE MELO
Artigo Publicado no Ceviu - www.ceviu.com.br
Comments