top of page
Andrelino

Como elaborar um planejamento e aumentar as chances de sucesso da sua empresa ou negócio?

Atualizado: 25 de nov. de 2020

Como elaborar um Planejamento? Planejar aumenta as chances de sucesso da minha empresa ou negócio? Muitos se perguntam. Planejar aumenta as chances de sucesso da minha empresa ou negócio? Muitos se perguntam, contudo não há uma receita de bolo para se obter êxito em uma atividade empresarial, porém o planejamento torna mais assertiva a condução do futuro e resultado das organizações.

Em linhas gerais planejar significa traçar um caminho que seja exequível e em seguida escolher e executar as ações que levam ou contribuem para que esse alvo escolhido seja de fato alcançado. Sim o planejamento aumenta em muito a chances de sucesso empresarial, visto que a empresa através de um planejamento bem elaborado poderá aumentar as suas vendas, faturamento e consequentemente seus resultados.


"Colocar aqui alguma frase que de ênfase ao artigo.

Como elaborar um planejamento de forma descomplicada e sem mistério? Por exemplo, uma loja quer e sabe que é possível aumentar as suas vendas mensais em 5% (objetivo), baseados nisso a sua administração decide por executar algumas ações que contribuirão para que o objetivo maior seja atingido. Assim essas outras ações serão identificadas e executadas. Nesse caso a empresa utilizada como exemplo irá promover treinamento de sua equipe de vendas (5 horas mensais) e ainda gastar mais com a divulgação de seus produtos e promoções (1% do faturamento atual).


Até aqui as ação macro e as ações micro foram escolhidas, mensuradas e possuem prazo para execução. Resta agora acompanhar a execução dessas ações e resultados produzidos, para ser for o caso propor ajustes ou ainda incrementar o que foi planejado. Fazendo isso estaremos cumprindo o ciclo PDCA –Plan-Do-Check-Adjust, que significa Planejar, Fazer, Verificar e Agir.


Aqui vão algumas dicas: escolha ou trace objetivos que de fato são exequíveis ou possíveis. Na hora de identificar as ações micro procure também ser bastante objetivo escolhendo no máximo quatro ações.


Naturalmente todas as ações devem ser mensuradas e ter tempo para execução, isso facilitará o acompanhamento de todo o planejamento. Se você ou a sua empresa não tem a cultura de planejar comece realizando planejamentos mais curtos ou de menor duração.


Recapitulando, o planejamento estratégico é sim uma ferramenta que aumenta as chances de um negócio ou trabalho darem certo, isso porque os agentes que estão planejando tornam-se ativos e participantes da construção de seu futuro agindo com antecedência aos fatos.


O planejamento em linhas gerais está dividido em:



 

1º – Planejar: Escolher o objetivo macro e mapeamento das ações ou caminho a ser percorrido: no exemplo dado, 5% no aumento das vendas mensais (temos tempo definido e a meta mensurada) e ainda as ações micro que na verdade indicam o caminho que será percorrido para que o objetivo traçado seja alcançado (treinamento de funcionários e aumento no gasto com publicidade);


2º – Executar: Identificado o objetivo e ações basta executá-las;


3º – Acompanhar e corrigir: Nessa etapa as ações serão acompanhadas e se for o caso os ajustes também serão propostos. Isso aumentará as possibilidades de êxito no negócio ou trabalho a ser realizado e por consequência os resultados esperados.


Finalmente e poeticamente falando, existe sim um romantismo em deixar a vida seguir e nos levar, mas o planejamento é a melhor maneira de construir um caminho, um futuro, pois diz também o ditado: “barco sem rumo, atraca em qualquer porto”.


Saibam que muitos dos problemas vividos por nós brasileiros devem-se fundamentalmente à incapacidade de planejamento de nossos gestores e pensadores ao longo da nossa história.


Nas organizações, sobretudo nas de menor porte, não é diferente, nelas tudo funciona no mais perfeito improviso, sem concepção, sem rumo ou norte, e é claro que o resultado desse caos não poderia ser outro se não catastrófico, basta verificar as estatísticas de falência e insucesso.


Portanto, planejar, em linhas gerais é a premissa para quem quer construir um caminho, um futuro. Metodologias não faltam para isso, o que falta é enxergar a essência e importância em pensar antes de executar.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page